
Neste texto magistral, Theodor Adorno segue pontos da ‘Psicologia das massas e análise do eu’ (Sigmund Freud, 1921), que por sua vez critica a ‘Psicologia das massas’ (Gustave Le Bon, 1895).
Como líderes opressores ou autoritários se apropriam da psicologia de massas?
Como indivíduos assistem a suas legítimas aspirações submergirem, cedendo lugar aos objetivos fixados por líderes manipuladores ou fanáticos?
Além desta abordagem de Theodor Adorno, várias outras são possíveis – veja também nosso post sobre controle mental abusivo, de setembro de 2020 –, e vale a pena separar alguns dias para destrinchar este famoso artigo disponível no site da editora Boitempo. [1]
Passagem destacada pelo blog da Jorupê:
“[…] as massas que o agitador fascista – antes de obter o poder – tem de encarar, são, primariamente, não massas organizadas, mas as multidões acidentais da cidade grande. O caráter fracamente coeso de tais multidões heterogêneas torna imperativo que disciplina e coerência sejam enfatizadas à custa do desejo centrífugo e não-canalizado de amar. Parte da tarefa do agitador consiste em fazer a multidão acreditar-se organizada como o Exército ou a Igreja. Daí a tendência para a superorganização. Constrói-se um fetiche da organização como tal; ela se torna fim em vez de meio, e essa tendência predomina do começo ao fim nos discursos do agitador.” [2]
Clique nos botões azuis “Ver ou Comprar” e ajude-nos a manter o site.*
– – –
[1] Em: <https://blogdaboitempo.com.br/2018/10/25/adorno-a-psicanalise-da-adesao-ao-fascismo>. Acesso em: 13 out 2022. Também no livro de Theodor Adorno ‘Ensaios sobre psicologia social e psicanálise’ (trad. de Verlaine Freitas. São Paulo: Editora da Unesp, 2015).
[2] Em: <https://blogdaboitempo.com.br/2018/10/25/adorno-a-psicanalise-da-adesao-ao-fascismo>, nota 9. Acesso em: 13 out 2022.
Fonte da imagem:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:November_1926_Mussolini_speech_crowd_in_Reggio_Emlia.jpg
Pacific and Atlantic, Public domain, via Wikimedia Commons.
(*) Ao clicar nos botões azuis “Ver ou Comprar”, você é redirecionado para a Amazon e nos ajuda a manter as Sugestões de Leitura da Jorupê, sem nenhum custo adicional. Para mais informações, veja nossa página de Divulgação de Afiliado no link do rodapé.

A parte textual deste post está licenciada com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Consulte os Termos de Uso para outras informações.
– – –
Quadro com todos os livros indicados aqui.
– – –