
Em “Cidadania e Democracia”, artigo de 1994, a professora Maria Victoria Benevides (USP) debate cidadania, direitos, representatividade, liberdade, educação política e outros temas importantes para o estudo da realidade social e política brasileira. [1]
Para a autora, a distância entre povo e órgãos de decisão contemporâneos aumentou devido à complexidade das tarefas, contribuindo para a hostilidade do povo em relação aos governantes.
Segundo Benevides, as práticas de participação popular corrigiriam tal involução: plebiscitos e propostas de iniciativas populares teriam um valor educativo e informativo inegável à população e reforçariam a importância de somar direitos políticos aos direitos sociais.
Passagem destacada pelo blog da Jorupê:
“Para o Brasil, uma indagação parece-me crucial: até que ponto será possível, em uma sociedade marcada pelos desequilíbrios e desigualdades, implantar e fazer funcionar as formas mais avançadas da democracia participativa? Até que ponto terão razão os teóricos europeus que vinculam o sucesso da participação popular à consolidação das democracias no “primeiro mundo” — com suas instituições sólidas e estáveis e baixa disparidade socioeconômica?” [2]
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[1] Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ln/a/LTSGRTDqFD4X74DxLsw9Krz/?>. Acesso em: 15 jan. 2023.
[2] BENEVIDES, M. V. de M. Cidadania e Democracia. ‘Lua Nova’, São Paulo, v. 94, n. 33, p. 10.
Fonte da imagem:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Elections_Canada_polling_station_2015_(22123881438).jpg
ishmael n. daro from Toronto, Canada, CC BY 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by/2.0, via Wikimedia Commons.

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