‘Entre os Atos’, de Virginia Woolf

Imagem ilustrativa para o post: Entre os Atos, de Virginia Woolf.
Palco de ‘A Tempestade’, Teatro Delacorte (Central Park, New York). SnowFire, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons.

Em fevereiro de 1941, Virginia Woolf concluiu o romance ‘Pointz Hall’, que foi publicado em julho do mesmo ano com o título renomeado para ‘Between the Acts’ (“Entre os Atos”). A escritora ainda planejava uma revisão final, que não chegou a ser feita, devido a seu falecimento. [1]

A narrativa de ‘Entre os Atos’ acompanha um único dia em Pointz Hall, nome do solar ficcional da família Oliver, em um vilarejo “no coração da Inglaterra”. Justamente o dia em que ali comparecem os habitantes locais para a apresentação de uma peça, ou ‘pageant play’.

Comemorações semelhantes, montadas ao ar livre em forma de procissão, desfile ou sequência de cenas com saltos temporais, eram comuns na Idade Média, especialmente no dia de Corpus Christi, em que se encenava toda a história do mundo sob o ponto de vista bíblico, do Gênesis ao Apocalipse.

Tais encenações — que nem sempre eram religiosas e funcionavam como agregadores sociais, expressando uma identidade nacional, religiosa, comunitária etc. — reapareceram com novas formas e temas e proliferaram na Inglaterra no início do século XX. No romance, é um conjunto de cenas com referências à história da Inglaterra e ao seu teatro, utilizadas por Woolf de modo parodístico. Entre as cenas, há intervalos, anunciados por um megafone, em que as pessoas interagem, às vezes criticando a peça de forma cômica. A autora questiona a crença na transformação da vida pela arte, que, para ela, não ocorreria de forma casual.

Grandes temas já desenvolvidos por Woolf — como o fluxo do tempo e o fluxo da vida — também aparecem neste livro, que se situa no tempo antes da Segunda Guerra Mundial. A descrição da natureza e a linguagem se contaminam, por assim dizer, com sinais de aproximação da guerra.

Segundo o professor Oliver Tearle, outros importantes temas no livro são: a exploração da consciência coletiva por meio das tradições orais e da literatura e a divisão fixa entre os papéis sociais masculinos e femininos; estes representados pela vida doméstica de Lucy Swithin, e aqueles pela vida capitalista de seu irmão Bartholomew Oliver. [2]

Com sua técnica de fluxo de consciência, Woolf nos faz entrar nos pensamentos de cada personagem; são pensamentos que vagam pelo tempo e pelo espaço, unindo ações e falas do presente e passado a ações e falas do local e tempo da narrativa. E a existência da peça dentro do livro, com sua representação histórica comunitária, faz-nos questionar os limites entre a consciência do que é encenado e do que é real, do que é presente e do que é passado, do que é individual e do que é coletivo. [3]

– – –

[1] Virginia Woolf se afogou no rio Ouse (Sussex, Inglaterra) em março de 1941. Para uma breve introdução à sua obra, ao seu estilo e à sua biografia — suas conquistas e os enormes desafios que enfrentou — recomendamos os textos iniciais de nosso livro ‘Dez contos para conhecer Virginia Woolf‘.

[2] Em: <https://interestingliterature.com/2017/07/a-short-analysis-of-virginia-woolfs-between-the-acts>. Acesso em: 17 jan 2024.

[3] A versão original em inglês (não traduzida) de ‘Entre os Atos’ entrou em domínio público no Brasil e em diversos outros países, podendo ser encontrada em bibliotecas digitais especializadas, como o Projeto Gutenberg Australia, por exemplo.

Fonte da imagem:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Delacorte_Theater_stage_The_Tempest_August_31_2023.jpg
SnowFire, CC BY 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0, via Wikimedia Commons

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Kari Shea karishea, CC0, via Wikimedia Commons
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