Império galático, comércio interestelar, diversos mundos (Trantor, Synnax, Terminus, Korell etc.), salto galático, cruzador imperial, armas de raios, raios espiões e distorcedores de campo… Star Wars? Star Trek? ‘Fundação’ (1951), de Isaac Asimov.
A série “Fundação” é composta da trilogia original, ‘Fundação’, ‘Fundação e Império’ e ‘Segunda Fundação’, além de outros títulos que ampliam a saga, escrita pelo russo naturalizado americano Isaac Asimov (1920-1992), autor de ‘Eu, Robô’, ‘O Fim da Eternidade’ e de outras centenas (literalmente) de obras.
A saga gira em torno do conceito de Psico-História, um campo em desenvolvimento pelo personagem Hari Seldon, capaz de prever a queda da civilização humana e evitá-la. Ou, mais propriamente: “o ramo da Matemática que trata das reações dos conglomerados humanos a estímulos sociais e econômicos fixos” (Parte 1, ao final do Capítulo 3).
E há muito de política, ou de jogos políticos (ou de jogos sujos de políticos):
“Jael: […] mas você é teimoso, Mallow. Pode ter aprendido a trabalhar a situação estrangeira […] mas nunca deu a mínima para o que acontece aqui no planeta natal.
Mallow: Bom, esse é o seu trabalho, não é? Para que eu o nomeei Ministro da Educação e da Propaganda?
Jael: Obviamente, para me mandar mais cedo e miseravelmente para a cova” [1]
– – –
[1] ASIMOV, Isaac. ‘Fundação’. São Paulo, Aleph, 2014 [livro eletrônico], parte 5, capítulo 18. [O trecho do sumário abaixo se refere a esta edição].
“Fundação” (primeiro livro da trilogia original) contém:
Parte I – Os psico-historiadores
Parte II – Os enciclopedistas
Parte III – Os prefeitos
Parte IV – Os comerciantes
Parte V – Os príncipes mercadores
Fonte da imagem:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Diagram_(conjecture)of_the(fictional)_Synax_Star_System_depicted_in_the_Issac_Azimov_Foundation_Series_novels.png
D A R C 12345, CC0, via Wikimedia Commons.
Clique na imagem para apoiar.
Adquira um e-book ou livro da Jorupê e ajude a manter nossa divulgação de livros e leituras; clique na imagem.
Pa Pedroso Ateliê
Capas para livros e tablets, estojos, mochilas e bolsas de tecido artesanais; clique na imagem.