O estadunidense Kurt Vonnegut (1922-2007), descendente de imigrantes alemães, esteve no front da Segunda Guerra Mundial, foi capturado pelas forças do Eixo e levado para Dresden. Tinha 22 anos à época.
Um matadouro usado como prisão, cujo frigorífico ficava bem abaixo do nível da rua, permitiu a Kurt e outros prisioneiros sobreviverem ao impensável ataque das forças aliadas a Dresden — cidade famosa pelo esplendor cultural e artístico –, que matou milhares de civis.
O romance semiautobiográfico [1] é construído como um mosaico temporal; faz uso de uma prosa simples, direta e concisa, em que predomina o bom humor, contrastando com passagens ligadas à guerra — às vezes propositadamente escondidas em situações cômicas –, com passagens de resignação diante de uma vida caótica, e de humor negro.
Kurt Vonnegut também faz uso de ficção científica — viagem no tempo e seres extraterrestres –, em passagens também propositadamente absurdas e cômicas, concatenadas com os outros eventos narrados, tornando a leitura fluida e surpreendente.
O tom e o estilo escolhidos pode ser inferido no pequeno texto de autoapresentação, nas páginas iniciais do livro:
“Kurt Vonnegut
UM TEUTO-AMERICANO DE QUARTA GERAÇÃO AGORA VIVENDO NUMA BOA EM CAPE COD [FUMANDO DEMAIS] E QUE, ENQUANTO BATEDOR DE INFANTARIA ‘HORS DE COMBAT’ FEITO PRISIONEIRO DE GUERRA, TESTEMUNHOU MUITO TEMPO ATRÁS O BOMBARDEIO INCENDIÁRIO DE DRESDEN, A “FLORENÇA DO ELBA” NA ALEMANHA, E SOBREVIVEU PARA CONTAR A HISTÓRIA. ESTE É UM ROMANCE MEIO ESTILO TELEGRÁFICO ESQUIZOFRÊNICO DAS HISTÓRIAS DO PLANETA TRALFAMADORE, DE ONDE VÊM OS DISCOS VOADORES. PAZ.”
O primeiro capítulo, em primeira pessoa, tem a voz do personagem e alter ego de Kurt, Yon Yonson, um veterano de guerra que resolve escrever um livro antiguerra.
Do segundo capítulo em diante, quase totalmente em terceira pessoa, desenvolve-se o conteúdo suposto naquele livro: a história de Billy Pilgrim, um ajudante de capelão alto e magricela capturado na guerra, depois um próspero optometrista — contra todas as expectativas –, e um abduzido por tralfamadorianos.
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[1] VONNEGUT JR., Kurt. ‘Matadouro-cinco’. Rio de Janeiro, Intrínseca, 2019.
Fonte da imagem:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bombing_of_Dresden_aftermath_(36443580155).png
Cassowary Colorizations, CC BY 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by/2.0, via Wikimedia Commons.
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