‘Internacionalismo ou extinção’, de Noam Chomsky

Noam Chomsky, imagem meramente ilustrativa.
Andrew Rusk from Toronto, Canada, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons.

Professor emérito do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e considerado um dos mais influentes intelectuais do planeta, Noam Chomsky completou 94 anos este mês. É muito conhecido no campo da linguística, das ciências sociais e no ativismo político.

Neste livro [1] Noam Chomsky cita as três maiores ameaças ao mundo contemporâneo segundo os analistas do Relógio do Juízo Final, do Bulletin of Atomic Scientists (BAS): a ameaça de guerra nuclear, de aquecimento global e deterioração da democracia (p. 9; 93).

Sem perder de vista esses três temas maiores, Noam Chomsky debate fatos históricos e questões de extrema importância no mundo atual: a crise dos mísseis de Cuba na década de 1960 e a operação Able Archer na década de 1980, o Tratado de Não Proliferação Nuclear, Golda Meir, Nixon, Thatcher, Reagan, GHW Bush, GW Bush, Clinton, Obama, Trump, estados autoritários, sobrevivência com justiça, o neoliberalismo e o sistema financeiro internacional, combustíveis fósseis e interesses corporativos, o conceito de Antropoceno, ativismo e não violência, ativismo e academicismo, a doutrina da objetividade nos meios jornalísticos etc.

De 2019, este instigante livro apresenta textos de palestras e capítulos de entrevistas, com perguntas e respostas. Teve adicionado um prefácio sobre a ameaça do coronavírus, com base numa palestra de 2020. Contém notas, links e referências sobre os fatos e conclusões citados, e um índice remissivo. A seguir duas citações retiradas do livro.

“Portanto, não é impertinente, não é uma bizarrice pensar que um sistema neoliberal selvagem possa ser reinstalado por autoproclamados libertários com a imposição de uma poderosa violência estatal; essa é uma parte, um dos pesadelos que podem vir a acontecer.” (p. 16-7)

“ignorar externalidades e ser norteado pela busca de crescimento sem se importar com as consequências, são quase garantias de desastre. Os sistemas, porém, são suficientemente flexíveis para oferecer esperança de sobrevivência por meio do desenvolvimento de economias verdes” (p. 80)

– – –

[1] CHOMSKY, Noam. ‘Internacionalismo ou extinção’. São Paulo, Planeta, 2020. [Páginas indicadas e trecho do sumário se referem a esta edição.]

TRECHO DO SUMÁRIO
Dupla ameaça
Como convencer pessoas
Pensando estrategicamente
Reflexões atualizadas sobre movimentos
A terceira ameaça: o esvaziamento da democracia

Fonte da imagem:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Noam_Chomsky_Toronto_2011.jpg
Andrew Rusk from Toronto, Canada, CC BY 2.0 https://creativecommons.org/licenses/by/2.0, via Wikimedia Commons.

Clique na imagem para apoiar.

Adquira um e-book ou livro da Jorupê e ajude a manter nossa divulgação de livros e leituras; clique na imagem.

Kari Shea karishea, CC0, via Wikimedia Commons
Kari Shea karishea, CC0, via Wikimedia Commons

Pa Pedroso Ateliê

https://www.elo7.com.br/papedrosoatelie

Capas para livros e tablets, estojos, mochilas e bolsas de tecido artesanais; clique na imagem.

Compartilhe este post: