
Já ouviu falar da Alegoria do Navio? Assim como o muito conhecido Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, também é um diálogo socrático presente em “A República”, de Platão. [1]
A alegoria tornou-se um motivo, ou tema recorrente, na literatura e nas artes. No final do século XV, o motivo aparece na sátira “Nau dos Insensatos”, ou “Navio dos Loucos”, “Navio dos Tolos” etc. (‘Das Narrenschiff’) de Sebastian Brant, bem como na pintura acima, de Hieronymus Bosch, entre outras obras.
Clique nos botões azuis “Ver ou Comprar” e ajude-nos a manter o site.*
– – –
[1] O texto da Alegoria do Navio pode ser encontrado, por exemplo, em: <https://filosofianaescola.com/politica/alegoria-do-navio-de-platao>. Acesso em: 16 abr.2021.
Fonte da imagem:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jheronimus_Bosch_011.jpg
Hieronymus Bosch, Public domain, via Wikimedia Commons.
(*) Ao clicar nos botões azuis “Ver ou Comprar”, você é redirecionado para a Amazon e nos ajuda a manter as Sugestões de Leitura da Jorupê, sem nenhum custo adicional. Para mais informações, veja nossa página de Divulgação de Afiliado no link do rodapé.

A parte textual deste post está licenciada com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Consulte os Termos de Uso para outras informações.
– – –
Quadro com todos os livros indicados aqui.
– – –